O que você deveria saber sobre Doença do Refluxo Gastroesofágico

Refluxo Gastroesofágico

O que você deveria saber sobre Doença do Refluxo Gastroesofágico

Tags :

Na doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), o ácido estomacal extravasa para o esôfago. O esôfago é um tubo que conduz o alimento da boca ao estomago. A DRGE pode ferir a a parede do esôfago causando o que as pessoas referem-se como “queimação” ou “indigestão”. Algumas pessoas com DRGE podem apresentar como sintomas tosse seca, irritação na garganta, problemas respiratórios, dificuldade de deglutição ou mau hálito.

FATORES QUE PODEM CAUSAR DRGE OU AGRAVÁ-LA
– Gravidez
– Tabagismo
– Bebidas alcoólicas
– Estar acima do peso ideal
– Alguns alimentos (alimentos gordurosos ou frituras, chocolate, menta, alho, cebola, frutas cítricas, refrigerantes)
– Deitar-se logo após a alimentação

COMO O MÉDICO PODE SABER SE OS PROBLEMAS QUE TENHO PODEM SER CAUSADOS PELA DRGE?
– Seu médico pode prescrever-lhe medicações para diminuir a acidez estomacal. Se as medicações ajudarem, seus problemas provavelmente devem-se a DRGE e você pode não precisar de nehum exame.
– Em alguns casos podem ser necessários exames para medir a acidez estomacal, a pressão do esôfago ou visualizar sua integridade

HÁ TRATAMENTO?
– Deve-se evitar alimentação e fatores que agravam a doença
– Tomar medicações que bloqueiem a acidez estomacal ou que aumentem o seu esvaziamento

A DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO É PERIGOSA?
– Se não tratada a DRGE pode causar sangramento no trato gastrointestinal ou formar cicatrizes que bloqueiem o esôfago
– A DRGE pode alterar a parede do esôfago levando a uma alteração chamada “Esôfago de Barrett” que predispoe a câncer no esôfago
– Pessoas com DRGE há muitos anos devem ser examinadas para ‘Esôfago de Barrett”
– Informe seu médico se você apresenta: dificuldade para engolir, perda de peso, vômitos, perda de apetite ou dor no peito.
– Em poucos casos, cirurgia pode ser necessária

PARA MAIORES INFORMAÇÕES:

Doença do Refluxo Gastro-Esofágico
www.abcdasaude.com.br/artigo.php?155
Cirurgia do Refluxo Gastro-Esofágico
www.abcdasaude.com.br/artigo.php?78
Doença do Refluxo Gastro-Esofágico
Heartburn, Gastroesophageal Reflux (GER), and Gastroesophageal Reflux Disease (GERD)

**Adaptação de artigos da American College of Physicians**