O que você deveria saber sobre dengue

Tags :

A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, com diferentes apresentações clínicas causada por um vírus e, na maioria dos casos, apresenta uma evolução benigna. Depois do período de incubação, que vai de quatro a 10 dias entre a picada do mosquito infectado e a manifestação dos sintomas, a doença começa bruscamente e se assemelha a uma síndrome gripal.
O vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que é encontrado em áreas tropicais e subtropicais.

QUADRO CLÍNICO

O quadro clínico é caracterizado por febre (>38°C) de início súbito, acompanhada de dois ou mais dos seguintes sinais ou sintomas: dor de cabeça, dor retro-orbitária (“dor atrás dos olhos”), dores musculares, dores articulares, prostração ou manchas vermelhas no corpo.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico laboratorial específico para o vírus da dengue é realizado por meio de sorologia e pesquisa do antígeno NS1. Ambos os exames são processados na amostra de sangue.

TRATAMENTO

Não existe um tratamento específico para o vírus da dengue. É importante manter-se bem hidratado, aumentando a ingestão de líquidos ao longo do dia, conforme orientação médica.
Para dor e/ou febre, utilize paracetamol ou dipirona.
O AAS (ácido acetil salicílico) e os anti-inflamatórios não devem ser utilizados na dengue, pois aumentam o risco de sangramento.

ORIENTAÇÕES

Para que o combate a dengue seja efetivo, você também precisa colaborar. Elimine da sua residência a água acumulada em calhas, ralos, pratos de vasos de plantas, piscinas não utilizadas, pneus e mantenha as caixas d’agua fechadas.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES:

Consulte um médico de sua confiança e acesse os links abaixo

www.dengue.org.br