10 Atividades Diárias para Melhorar sua Memória e Prevenir a Perda de Memória
Postado em: 09/04/2024
Já pensou se você pudesse tornar sua memória mais poderosa? Bom, com algumas mudanças simples na rotina, é possível fortalecer seu cérebro e sua capacidade cognitiva, prevenindo problemas de esquecimento entre vários outros benefícios.
Hoje vamos trazer algumas dicas que fazem toda a diferença para a nossa memória e o nosso bem-estar de modo geral. Continue conosco para conferir!
1. Exercite o seu corpo!
Já reparou que, quando estamos malhando, a cabeça parece funcionar melhor? Bom, isso é verdade. A atividade física envia sangue para o cérebro, estimulando a memória e a concentração.
Caminhar, nadar, dançar ou qualquer outra atividade que você goste é valida! Comece com 30 minutos por dia e vá aumentando aos poucos.
2. Cuide da sua alimentação
Seu cérebro é como um carro: precisa do combustível certo pra funcionar da melhor forma possível. Evite alimentos como fast food e industrializados.
Foque em peixes gordurosos (salmão, sardinha, atum), frutas coloridas (morango, kiwi, uva), grãos integrais (aveia, arroz integral, quinoa) e verdinhas (couve, espinafre, brócolis). Lembre-se também de se manter bem hidratado. Tudo isso favorece a atividade cerebral e a memória.
3. Invista em um sono de qualidade
Dormir bem é essencial para consolidar tudo que você viveu e aprendeu durante o dia. Não adianta dormir pouco ou ter um sono com pouca qualidade, agitado ou com interrupções ao longo da noite, por exemplo.
O ideal é dormir de 7 a 8 horas por noite, em um ambiente tranquilo e sem luz. Crie uma rotina relaxante antes de dormir, podendo incluir hábitos como ler um livro ou tomar um banho quente, e evite usar o celular na cama.
4. Pratique técnicas de relaxamento e concentração
Práticas como meditar, fazer yoga ou respirar fundo são conhecidas como “práticas de mindfulness” e podem contribuir muito para sua concentração, memória e clareza mental. Comece com alguns minutos por dia e vá aumentando aos poucos. Aplicativos de meditação podem te ajudar a começar!
5. Desafie a sua mente
Manter o cérebro ativo é como malhar para a memória. Faça atividades como sudoku, palavras cruzadas, aprenda um novo idioma ou instrumento musical.
O importante é desafiar a sua mente e sair da sua zona de conforto. Jogos de tabuleiro em grupo também podem ser um ótimo estímulo.
6. Busque formas que você gosta para socializar
Interagir com outras pessoas é como um treino pra memória! Converse com amigos e familiares, participe de grupos de seu interesse ou faça um voluntariado, por exemplo. O importante é se manter socialmente ativo e evitar o isolamento.
7. Invista em hobbies
Fazer algo que você gosta, seja pintar, ler, tocar um instrumento ou praticar um esporte, é um excelente treino para a mente e para o bem-estar geral. Se dedique a um hobby pelo menos algumas vezes por semana e veja a diferença!
8. Cultive o hábito da leitura
Ler livros, revistas ou notícias é um ótimo jeito de manter o cérebro ativo e aprender coisas novas. Varie os gêneros e temas para estimular diferentes áreas da mente. Que tal começar com um livro que te interessa muito?
9. Pratique a memorização com truques
Criar associações engraçadas ou usar a mnemônica (técnica de memorização) pode te ajudar a lembrar de tudo, desde datas importantes até nomes e listas de compras. Experimente e veja como funciona!
10. Busque formas de gerenciar o estresse
O estresse crônico é um vilão para a memória. Pratique yoga, meditação, técnicas de respiração ou qualquer outra atividade que te ajude a relaxar e controlar o estresse.
Lembre-se: buscar formas de melhorar sua memória é um investimento no seu futuro. Comece hoje mesmo a colocar essas dicas em prática e desfrute dos benefícios para a sua saúde mental e bem-estar geral.
Para dicas e orientações mais específicas e personalizadas, você pode agendar uma consulta com o Dr. Mário Brusque. Visite o site para mais informações! Se preferir você também pode entrar em contato pelo WhatsApp!
Mário Luiz Brusque
Geriatra e Clínico Geral
CRM 117208 – SP | RQE 30436 | 30435
Leia também:
- Consulta Geriátrica: Promovendo uma Melhor Qualidade de Vida
- Oferecendo Cuidados Personalizados: Papel da Consulta Geriátrica