O que você deveria saber sobre Gota

Postado em: 23/09/2016

Gota é um tipo muito doloroso de artrite causado pelo acúmulo de cristais nas juntas e tecidos moles.
Gota causa inchaço súbito das articulações, vermelhidão, calor local e dor, e usualmente inicia-se acometendo o dedão do pé
Ataques agudos usualmente iniciam-se à noite e duram por volta de 1 semana
Este acúmulo de cristais de ácido úrico pode prejudicar as articulações definitivamente

Quem está mais predisposto a desenvolver Gota?

– Homens de meia idade
– Mulheres após a menopausa
– Indivíduos com níveis de ácido úrico elevado
– Pessoas com sobrepeso
– Alguns alimentos aumentam o risco de desenvolver Gota (carnes vermelhas, miúdos, ostras, alguns peixes com anchovas, bebidas alcoólicas e refrigerantes)
– Alguns medicamentos como diuréticos e algumas doenças com diabetes e cálculos renais também aumentam o risco de Gota

Como é diagnosticada Gota?

A melhor maneira de diagnosticar gota é a retirando uma amostra de líquido das articulações com uma agulha e examinando a amostra para presença dos cristais de urato

O que devo fazer se acho que tenho Gota?

Consulte um médico para tratar a dor e diminuir a duração da crise

A dor e inflamação podem ser tratadas com anti-inflamatórios não hormonais, colchicina ou corticóides (por via oral ou por infiltração intraarticular)

Após apresentar mais de uma crise de Gota você deverá tomar medicamentos por longo prazo para diminuir os níveis de ácido úrico, previnir outras crises e complicações da doença. Você deverá tomar as medicações conforme prescrito pelo seu médico para que produzam o efeito desejado.

Mudanças do estilo de vida e substituição de algumas medicações também podem ajudá-lo

Para maiores informações:

Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia