O que você deveria saber sobre Menopausa

Postado em: 22/09/2016

O que é Menopausa?

Menopausa é um processo natural que resulta no fim dos ciclos menstruais

A maioria das mulheres tem seu último ciclo por volta de 52 anos

A menopausa pode ocorrer mais cedo se a mulher for tabagista, tiver extraído seus ovários, ou tenha sido submetida a quimioterapia, ou radioterapia

Como posso saber se atingi a Menopausa?

Se não tiver menstruado nos últimos 12 meses e tiver por volta de 50 anos, você atingiu provavelmente a menopausa

Ondas de calor, sudorese noturna e secura vaginal, são os sintomas mais comuns da menopausa. Esses sintomas são causados pela variação hormonal que ocorre na menopausa

Durante a menopausa, algumas mulheres podem apresentar variações do humor, dificuldade para dormir, dores no corpo, ou problemas de memória. Esses sintomas, entretanto, podem não estar ligados a variação hormonal

Devo fazer algum exame para Menopausa?

Exames laboratoriais podem ajudar a confirmar a menopausa, mas geralmente não são necessários

Seu médico pode dosar seu hormônio folículo-estimulante (FSH) e solicitar outros exames para certificar-se que a menopausa é a causa dos seus sintomas, especialmente em mulheres mais jovens com sintomas da menopausa.

Devo fazer algum tratamento para meus sintomas?

Normalmente os sintomas da menopausa desaparecem com o passar do tempo sem tratamento específico. Em alguns casos, porém, os sintomas podem durar anos.

Algumas dicas para amenizar os sintomas:
– Não fume ou use bebidas alcoólicas em excesso
– Exercite-se regularmente e mantenha dieta saudável
– Use cremes vaginais lubrificantes
– Vista-se em “camadas”, mantenha o ambiente frio, durma com uma bolsa gelada de baixo do travesseiro

Se isso não ajudar, pergunte a seu médico sobre reposição hormonal, medicamentos não hormonais e outros tratamentos

Devo fazer a terapia de reposição hormonal (TRH)?

– Discuta com seu médico, os riscos e benefícios da TRH
– A TRH é mais efetiva contra as ondas de calor, sudorese noturna, secura vaginal e ainda ajuda a prevenir a osteoporose pós-menopausa.
– Entretanto, a TRH pode ter sérios efeitos colaterais, aumentando a chance de trombose venosa, infarto cardíaco, acidente vascular encefálico, câncer de mama e pedras na vesícula.
– A TRH deve ser usada por no máximo 1 a 2 anos caso outros tratamentos não tenham sido eficazes

PARA MAIORES INFORMAÇÕES:

www.menopausa.org.br