O que você deveria saber sobre Osteoporose

O que é Osteoporose ?

Osteoporose é uma doença que torna os ossos frágeis e susceptíveis a fraturas, mesmo que não haja trauma ou na ocorrência de uma leve batida que normalmente não teria força suficiente para quebrar um osso.

A Osteoporose pode ser diagnosticada antes que uma fratura ocorra através de um exame chamado Densitometria Óssea realizado em um aparelho que calcula a densidade dos ossos utilizando o raio-x.

Se uma fratura não traumática ocorre em uma mulher já na menopausa com mais de 50 anos, o diagnóstico presuntivo de osteoporose pode ser estabelecido mesmo sem a densitometria óssea.

Por que é importante?

Aproximadamente um em cada cinco pessoas com mais de 60 anos tem osteoporose ou osteopenia (massa mineral óssea baixa), que podem levar mais facilmente às fraturas

Uma mulher de 50 anos, branca, tem 50% de chance de sofrer uma fratura osteoporótica no restante de sua vida. Um homem da mesma idade tem aproximadamente 20% de chance.

O risco para fraturas osteoporóticas é elevado em brancos, baixo em negros e intermediário em latinos e asiáticos, apesar de que indivíduos de qualquer raça podem desenvolver a osteoporose.

Fraturas osteoporóticas podem resultar em dor crônica, incapacidade, perda da independência, perda do apetite e aumentam o risco de morte.

Como é o tratamento?

Deve-se praticar atividade física regular, principalmente com carga e manter uma ingesta adequada de cálcio e vitamina D.

É recomendada uma ingesta diária de aproximadamente 1200 mg de cálcio e 1000 unidades internacionais de vitamina D (colecalciferol).

Para idosos frágeis, medidas de prevenção de quedas incluem uma avaliação do domicílio para estudar maneiras de diminuir o risco de quedas, exercícios de alongamento, treino de equilíbrio e fortalecimento da musculatura das pernas

Para mais informações:

Consulte um médico de sua confiança e acesse os links abaixo:

www.minhavida.com.br/saude/temas/osteoporose
www.abcdasaude.com.br/artigo.php?312

**Os textos publicados no site têm o objetivo de informar e não substituem a consulta médica.**

Clique aqui para imprimir este artigo.


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.