Alcançando o Bem-Estar na Terceira Idade com a Geriatria

Existem vários fatores que ajudam a promover o Bem-estar na Terceira Idade, sendo que o geriatra pode trazer contribuições significativas nesse sentido. Para isso, a escolha do médico certo é muito importante, de forma que é preciso considerar como o indivíduo se sente com o profissional, entre outros quesitos.

Hoje vamos conversar com mais detalhes sobre o assunto, trazendo dicas de como encontrar um geriatra que contribua para o bem-estar e qualidade de vida. Tenha uma boa leitura!

Geriatria

Como o geriatra pode ajudar a promover o bem-estar na terceira idade?

Um geriatra desempenha um papel muito importante no auxílio ao bem-estar. Esses médicos especializados concentram-se no cuidado de pacientes idosos, considerando as complexidades físicas e emocionais associadas à terceira idade.

Em primeiro lugar, um geriatra deve realizar avaliações abrangentes da saúde do paciente, levando em conta fatores como a função cognitiva, mobilidade, saúde cardiovascular e prescrição de medicamentos. Isso ajuda a identificar precocemente problemas e a criar planos de tratamento específicos para promover a saúde a longo prazo.

Além disso, os geriatras desempenham um papel fundamental no gerenciamento de condições crônicas, como diabetes e hipertensão, adaptando os tratamentos às necessidades individuais dos idosos. Eles também devem oferecer apoio emocional, ajudando a lidar com questões como solidão, depressão e ansiedade, que podem surgir na terceira idade ou que são trazidos do passado.

O geriatra orienta sobre atividades ou medidas que podem fazer bem, aumentando o bem-estar dos indivíduos. Ele fornece orientações personalizadas, de acordo com cada pessoa.

Como encontrar um geriatra para promover o bem-estar na terceira idade?

Encontrar um geriatra que verdadeiramente promova o bem-estar na terceira idade é uma busca crucial. Aqui estão alguns passos importantes a serem considerados!

Pesquise e Refira-se a Recomendações

Comece pesquisando online, pedindo recomendações a amigos, familiares e até mesmo ao seu médico de cuidados primários. As experiências pessoais podem fornecer valiosas informações sobre médicos confiáveis.

Verifique as Credenciais

Certifique-se de que o médico seja um geriatra certificado, com treinamento específico na área de cuidados com idosos.

Agende uma Consulta Inicial

Marque uma consulta com o geriatra para conhecê-lo melhor. Durante a consulta, observe se o médico é acessível, ouve atentamente suas preocupações e responde a todas as suas perguntas.

Comunique Suas Expectativas

Discuta abertamente suas expectativas com o médico. Explique que deseja um profissional que valorize a prevenção e o bem-estar, além de tratar condições médicas, e que converse sobre hábitos, por exemplo.

Avalie a Empatia

A relação médico-paciente é essencial. Certifique-se de que  se sinta à vontade e compreendido pelo médico. A empatia e a comunicação eficaz são fundamentais para um cuidado e a promoção do bem-estar eficazes.

Promoção da Saúde Integral

Pergunte ao geriatra sobre sua abordagem à saúde integral. Os melhores profissionais não apenas tratam doenças, mas também promovem práticas saudáveis, como exercícios, dieta equilibrada, controle do estresse e atividades sociais.

Avalie a Disponibilidade

Certifique-se de que o médico esteja disponível para consultas de acompanhamento e que você se sinta confortável ao entrar em contato quando necessário.

Feedback Contínuo

Durante seu relacionamento com o geriatra, forneça feedback sobre sua experiência. Isso pode ajudar a melhorar a qualidade do cuidado.

Encontrar um geriatra que compartilhe seus valores e ajude a promover o “Bem-estar na Terceira Idade” pode fazer uma diferença significativa na qualidade de vida. Não hesite em buscar um profissional com quem você se sinta confortável.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para ajudar uma consulta e conhecer o Dr. Mário, você pode entrar em contato pelo WhatsApp!

Leia também:

Cuidados com a Pele na Terceira Idade: Dicas de um geriatra

A importância da Saúde Bucal para os Idosos: Orientações de um geriatra


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.